-
Arquitetos: Laboratorio de Arquitectura Plástica
- Área: 7147 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Francisco Javier Caro, Erick Marín
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Construlita, ETABS, Helvex, Microsoft Office, Ternium, Trimble, Twodframe
Descrição enviada pela equipe de projeto. No início de 2019, através do Programa de Melhoria Urbana, a SEDATU em colaboração com a Faculdade de Arquitetura da UNAM convocou grupos de acadêmicos e profissionais para desenvolver projetos de obras públicas em localidades com alto grau de atraso urbano e social, em regiões de fronteira na região norte do país. Como parte dos projetos dessa chamada, foi desenvolvida uma proposta para um Centro Cultural e Esportivo localizado em um lote subutilizado em Colonia Santa Fe II, em Tijuana, Baja California, resolvido com orçamento e cronograma limitados.
O edifício principal é recuado para o norte dentro do terreno para criar uma série de espaços verdes e pequenas praças para uso flexível em sua frente sul, que se elevam e seguem a inclinação natural do lote. Enquanto elemento central, o centro cultural é pensado através de um volume circular que abriga o programa arquitetônico coberto: no térreo serviços, administração e enfermaria e no andar superior espaços de uso flexível para oficinas, conferências, reuniões e aulas.
O coração do edifício se desenha como um fórum a céu aberto que permite uma multiplicidade de apropriações. Conceitualmente a forma circular do edifício representa um elemento contínuo, sem fronteiras ou limites, opondo-se à condição de fronteira presente na realidade de Tijuana. No pavimento superior o edifício é revestido por uma dupla pele de tubos oxidados que se alternam para reduzir a incidência do sol e a passagem do vento. Em sua fachada interna, é proposta uma série de molduras metálicas cobertas com lona, que são removíveis e permitem a intervenção de artistas urbanos. Fornecer uma grande tela com uma forte presença que dignifica as expressões urbanas contemporâneas.